Dra. Maria Beatriz Faria
Contando um pouco sobre a minha história!
Desde criança sabia que queria ser médica, gostava de entrar em hospitais e serviços de saúde. Não tinha familiares médicos próximos a mim, porém sempre soube que queria saber mais sobre como cuidar das pessoas. Estudei e me dediquei ao máximo no vestibular, porque sabia que isso era necessário, e consegui ser aprovada em todas as faculdades que prestei. Escolhi fazer medicina na USP por considerar essa, a melhor faculdade do país.
A faculdade foi um dos melhores presentes que a vida me deu, lá tive a certeza de uma formação médica extraordinária, no maior hospital da américa latina e com convivência diária com todas as doenças mais raras e desafiadoras. Desde o início da faculdade me interessei pelas áreas cirúrgicas, pois sempre gostei de desafios e trabalhos manuais e a resolutividade dessas áreas me conquistavam cada vez mais.
No quinto ano da faculdade tive uma imensa dificuldade com casos oncológicos, pois não conseguia separar as tristezas do trabalho dos meus sentimentos pessoais. Pensei em desistir da faculdade nesta época por não me julgar preparada para passar por momentos difíceis junto dos meus pacientes. Escolhi me especializar em ginecologia e obstetrícia por juntar a cirurgia a algo mais leve e suave como o nascimento de bebês, de uma mãe e de uma família.
Durante a residência fui amadurecendo e entendendo que o que eu sentia com os pacientes era empatia, e que isso poderia ser muito valioso e importante em um médico. Nesta mesma época conheci o setor de oncologia ginecológica da faculdade, e a complexidade dos processos cirúrgicos associados ao meu novo desafio de colocar a empatia a favor do tratamento fizeram com que eu iniciasse a especialização nesta área dentro do Instituto de Câncer da Faculdade de Medicina da USP ( ICESP).
- Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP
- Residência em Ginecologia e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da USP
- Residência em Ginecologia Oncológica no ICESP –USP
- Pós graduanda em Medicina Sistêmica no IBRACS
”Hoje, me sinto realizada e preparada para lidar com casos complexos tanto tecnicamente quanto emocionalmente. E assim, decidi mais uma vez expandir os limites e entender o ser humano além do seu físico e a cada curso, fico mais maravilhada com essa nova medicina, que foca na redução do estresse e na vida mais saudável.”